Os Emiratos Árabes Unidos, formam um Estado Federal constituido em dezembro de 1971 por seis dos sete principados da chamada "Costa dos Piratas", no Golfo Pérsico: Abu Dhabi, Dubai, Ash-Shariqah, Ajman, Umm al-Qaywaym e al-Fujayrah. O sétimo, Ra`s al-Khaymah, uniu-se à federação em 1972. Estes Estados eram conhecidos com o nome de Estados da Trégua, que em 1853 foi negociado entre os ingleses e os piratas que rondavam aquela costa. Passados já os tempos dos piratas, hoje, os seus habitantes vivem principalmente da exportação de petróleo, de peixe seco e pesca de perólas.
Tanto a costa, como a montanha, e para os que queram aventurar-se, o deserto, oferece algo de particular ao visitante, cada um dos sete emiratos surpreende ao turista, com um estilo próprio. Em respeito às cidades, Abu Dhabi, é uma das mais modernas da terra, e Dubai a mais animada do Golfo. A viagem aos Emiratos Árabes Unidos, pode ser surpreendente e muito interessante.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Ao sudeste da Península Arábica, entre Omám e Arábia Saudita acham-se os Emiratos Árabes Unidos. As suas costas limitam com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omán. A totalidade do território forma uma superfície de 83.600 quilômetros quadrados. A maior parte do país está ocupada pelo deserto, salpicado de alguns oásis. As zonas montanhosas como Hajar, pelo contrário, são verdes e a costa é bastante plana.
Galeria de Fotos: EMIRADES ARABES UNIDOS
FLORA E FAUNA
Ao sul e ao oeste do país a superfície está formada na sua maioria por dunas e planícies salinas onde encontram-se dispersos os tradicionais oásis do deserto. Os mais importantes encontram-se em Al Ain, a 160 quilômetros ao leste de Abu Dhabi. Depois destes estão as dunas arenosas do chamado "Espaço Vazio", que adentra-se até a fronteira com Arábia Saudita. Ao norte dos Emiratos Árabes Unidos, as dunas dão passagem a planos formados pelos despreendimentos da cordilheira de Hahar. A costa leste, igual a costa extrema do norte, é primordialmente uma planície fértil onde as chuvas abundantes e os suministros subterrâneos de água têm permitido uma rica agricultura. Ao longo da costa extendem-se quilômetros de longas e inalteradas praias, enquanto que na costa do Golfo Arábico, mais de sessenta ilhas e numerosas Baias concntram-se à beleza da paisagem.
LOCAIS TURÍSTICOS
Percorreremos o país ao longo das suas costas, primeiro detendo-nos em cada um dos sete emiratos. Começaremos pela costa oeste, depois iremos à costa leste para visitar no interior Al-Ain. Finalmente, para os que querem aventurar-se nos desertos do sul, propomos uma parada no Oásis de Liwa.
DUBAI
Trata-se de uma cidade inacreditável, das mais modernas e surpreendentes do Golfo Pérsico. Nela não existe lugar para o aborrecimento, a atividade é constante. O turista que chega a Dubai termina envolvido no ambiente dos seus mercados, poderá admirar o passeio pela baia do rio, que abre-se ao mar, desde a doca até a ponte Al-Maktoum, e gozar das ofertas culturais, que transborda esta maravilhosa cidade. Assinalamos algumas delas:
O Museu de Dubai, situado em uma antiga fortaleza do século XIX, que parece ser a construção mais antiga da cidade. Ali poderá encontrar desde exposições de vestes tradicionais, joalheria e restos antigos de grande interesse arqueológico; e A Casa Shaikh Saeed, o avô do governador do país, que tem-se convertido em um museu, e apresenta interessantes coisas para ver.
A cidade apresenta também, uma série de atividades ideais para as férias: esportes aquáticos, corridas de camelos, golfe, e excursões muito variadas.
AJMAN
UMM AL-QAIWAIN
RAS AL-KHAIMAH
FUJAIRAH
KALBA
ENTRETENIMENTO
Nos clubes das principais cidades costeiras organizam-se numerosas atividades como navegação, esportes aquáticos, etc. Em Dubai, a sexta-feira de manhã, é costume as corridas de camelos, na temporada de inverno ou primavera. Costumam organizar cruzeiros pelo Golfo, safaris pelo deserto, etc. Alguns hotéis estão construidos na praia, oferecendo sol e descanso. As excursões organizadas também são outra opção para conhecer o país. Para os mais aventureiros, pode-se esquiar sobre a areia das dunas, desfrutando de novas emoções. Na maioria dos cinemas projetam filmes do Paquistão ou indianos. Por último, a cidade com maior vida noturna é Dubai.