água é absolutamente transparente e só se mexe quando passa algum barco a motor lá longe. De resto fica sem ondulação. O areal é extenso, branco e sobretudo, deserto.
É assim a praia em Whitehouse, na Jamaica, no hotel Sandals Whitehouse, para umas férias tranquilas, longe da azáfama de Negril, Ocho Rios ou Montego Bay.
Mesmo cheio, não se nota a enchente porque a propriedade é muito extensa e os ingleses e americanos, que são os principais clientes, preferem banhar-se nas piscinas em vez do mar. Sorte a nossa que tivemos a praia praticamente só para nós, deitados em espreguiçadeiras e a mexer pouco os olhos, para não fazer vento…
O hotel é de ambiente selecto, só para casais e com tudo incluído, pode-se comer e beber até cair, e não faltam actividades para gastar as energias e as calorias em excesso, porque ninguém resiste aos doces do café francês, ou ao buffet de chocolate à meia-noite.
Nas praias jamaicanas a água parece que está parada. A ondulação mais agitada é provocada pelos barcos a motor que passam pela praia. O mar é tão transparente que se vêem as estrelas-do-mar na areia e os peixes a passarem por nós, sem vergonha alguma.
Onde na Jamaica é que isto se passa? Em Whitehouse, a sudoeste, uma região menos turística da ilha, com menos turistas e mais selecta que fica a cerca de uma hora e meia do aeroporto de Montego Bay.
Vale a pena conhecer os vários pontos da ilha e não ficar limitado ao resort durante os sete dias que duram os pacotes das férias. Já que se viaja até outro continente, vale a pena explorar um pouco do que o país oferece, além da praia. Uma das excursões que os hotéis propõem é ao parque Dunns River Falls em que os mais atrevidos trepam pelas rochas e sobrem as cascatas, com descansos intermédios nos mini-jacuzzis naturalmente formados pelas rochas. Um bom exercício físico.
Ainda a meter água… nas Y.S. Falls os turistas são convidados a assumirem-se uns autênticos Tarzans e atirar-se de uma liana para a água. Quem assiste, ri-se muito…